sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aye-Aye


O Aye-aye é um lêmure de Madagascar. É caracterizado pelo seu método de encontrar comida, ele bate nas árvores para encontrar larvas, ele forma buracos na madeira e insere o seu dedo médio alongado para retirar as larvas para fora. As únicas outras espécies animais conhecidas para encontrar comida, desta forma é o Pica-pau. Do ponto de vista ecológico, o aye-aye preenche o nicho de um pica-pau.
O Aye-aye é o único sobrevivente membro do gênero Daubentonia e família Daubentoniidae, uma segunda espécie, robusta Daubentonia, parece ter se tornado extinta nos últimos 1.000 anos.
O nome foi também a hipótese de ser de origem européia, com um observador europeu ouvindo uma exclamação de espanto, porem, o nome existe em aldeias remotas, de modo que é improvável que seja de origem européia.
Devido à sua derivada características morfológicas, a classificação do Aye-aye tem sido comentada desde a sua descoberta.
Aye-aye vive principalmente na costa leste de Madagascar. Os seus habitats naturais são: florestas, mas muitos vivem em áreas de cultivo, devido ao desmatamento, Aye-aye dorme durante o dia em ninhos construídos em forquilhas de árvores.
A pesquisa sobre os Aye-aye é considerado solitário, porem recentes pesquisas dizem que eles são mais sociais do que pensávamos. As áreas de machos muitas vezes se sobrepõem e os machos podem ser muito sociais com os outros, escalas das fêmeas nunca se sobrepõem, embora alcance um macho da casa, muitas vezes se sobrepõe a de várias fêmeas. O macho aye-aye vive em áreas grandes que são até 80 hectares, enquanto as fêmeas têm espaço vital menor que vai até 20 hectares. Regular a marcação com o perfume de suas bochechas, pescoço e genitais é uma forma dos aye-ayes marcarem seu território. Os machos são muito agressivos, e às vezes pode até mesmo puxar outros machos fora de uma fêmea durante o acasalamento.
Após o acasalamento, o macho normalmente fica nas proximidades até que o filhote nasce e amadureça. Após 13 semanas, os filhotes geralmente estão prontos para interagir com outros Aye-ayes, normalmente pelo jogo de combate.
O corpo de macaco do aye-aye lhe permite mover-se verticalmente com facilidade, ele sobe em árvores, fazendo sucessivos saltos verticais, muito parecido com um esquilo, movimento horizontal é mais difícil, mas o aye-aye raramente desce para saltar para outra árvore, e muitas vezes podem atravessar até 4 km por noite. Filhotes só podem subir em um galho pendurado de cabeça para baixo, mas gradualmente trabalhar sua maneira, andar e correr na terra são muitas vezes mais difíceis para um Aye-aye para conseguir.
Ele geralmente come larvas, frutas, néctar, sementes e fungos, classificando-o como um onívoro. O Aye-aye não tem sorte de viver em seu habitat natural, muitas vezes tem que roubar coco, manga, cana de açúcar, lichias e ovos de aldeias e plantações. Aye-ayes batem nos troncos e galhos das árvores que passam para encontrar câmaras ocas por dentro. Depois de uma câmara encontra-se mastigam um buraco na madeira e obter larvas para fora daquele buraco com a sua forma alongada e óssea dos dedos médios.
Aye-aye já foi pensado em ser extinto. No entanto, foi redescoberto mais tarde em 1961. Uma pesquisa recente mostra que o Aye-aye é mais difundido do que se pensava anteriormente, mas ainda é quase ameaçada.
Existem vários Aye-ayes mantidas em jardins zoológicos. A maior coleção de Aye-ayes e o mais bem sucedido programa de melhoramento genético com uma população atual de 22 animais está no duque Lemur Centro de Duke University, Durham, Carolina do Norte, EUA
O Aye-aye é uma espécie quase ameaçada, não só porque seu habitat está sendo destruído, mas também devido à superstição nativa. Além de ser um incômodo nas aldeias, uma antiga lenda diz que o aye-aye era um símbolo da morte. É visto como um bom presságio em algumas áreas, entretanto, essas áreas são uma minoria.
No entanto, o desprezo público vai muito além. O Aye-aye é muitas vezes visto como um prenúncio do mal. Outros acreditam que se ele encostar seu longo dedo médio em você, você será condenado à morte. Alguns dizem que a aparência de um aye-aye numa aldeia prediz a morte de um morador, e a única maneira de evitar isso é matar o aye-aye.
Incidentes de assassinatos aye-aye aumentam a cada ano como habitats florestais são destruídos e é forçado a atacar as plantações e aldeias. Por causa da superstição em torno dele, isso muitas vezes termina em morte.

0 comentários:

Postar um comentário