sexta-feira, 25 de junho de 2010

Por que a água do mar é salgada?


Com um mergulho no mar já dar para agente perceber logo que a água dele tem sal, isso porque existem sais dissolvidos nela. São sais iguais aos que circulam no nosso corpo assim como o sódio, o magnésio e o cloro. Mas como esses sais chegaram até o mar?
Ocorre com um processo chamado de intemperismo, ele é responsável pela decomposição das rochas que quando a água da chuva chega ao solo, ela traz substancias dissolvidas durante sua passagem na atmosfera.
Já na terra, à medida que passa através das rochas a água continua dissolvendo materiais, por isso a água doce também contem sais dissolvidos, só não sentimos o gosto por que a quantidade de sal é muito baixa.
E no final do processo a água chega aos oceanos através dos rios que veio da água da chuva. Foram necessários bilhões de anos para a quantidade existente nos mares (chamada salinidade).
Os rios não são as únicas fontes de sais para os oceanos, os sais também se originam das erupções submarinas. Apesar da continua entrada de sais, o oceano não aumentará o seu nível de sal, pois ao mesmo tempo em que entram outros sais são removidos da água em forma de novos materiais no fundo do oceano, esse é um processo de equilíbrio.

0 comentários:

Postar um comentário