sábado, 26 de junho de 2010

Dragão do mar de folhas


Conhecido como dragão das folhas, é um peixe da família Syngnathidae, os mesmo dos cavalos marinhos, é o único do gênero Phycodurus. Pode ser encontrado nas costas sul e oeste da Austrália. O nome é derivado da aparência, longa folha como saliências provenientes de todo o organismo. Estas saliências não são utilizadas para a propulsão fornecida, apenas servem como camuflagem. O dragão do mar de folhas impulsiona-se por meio de uma barbatana peitoral no cume do seu pescoço e uma barbatana dorsal nas costas perto do fim da cauda. Estas pequenas barbatanas são quase completamente transparente e difícil de ver como eles movimentam minuciosamente para movimentar a criatura serenamente através da água, completando a ilusão de algas flutuantes.
Apesar de ser muito parecido com um cavalo-marinho, o nome dragão do mar vem derivado a sua aparência, são um pouco maiores que os cavalos marinhos medindo cerca de 20 a 24 cm. Ele se alimenta de plâncton e pequenos crustáceos.
Sua aparência é para se camuflar no meio das algas marinhas, ele também pode mudar de cor, mas irão depender da dieta, idade, localização e nível de estresse.
Ele tem um focinho longo como um tubo que usa para se alimentar, ele também se alimenta de pequenos peixes e camarões, e usa sua camuflagem para facilitar na captura de alimento.
Na reprodução assim como nos cavalos marinhos, os machos se preocupam mais com seus ovos. A fêmea produz até 250 ovos rosa brilhante, logo em seguida deposita na cauda do macho através de um tubo, é preciso de umas nove semanas para que os ovos comecem a eclodir com o tempo a cor dos ovos mudam para roxo ou laranja, na hora de eclodir o macho os ajuda esfregando os ovos contra pedras, esse processo dura 24 a 28 horas, quando o filhote sai da calda do pai ainda cedo, comendo apenas zooplancton, apenas 5% doa filhotes sobrevivem, e começam a ter maturidade sexual com 28 meses.
O dragão do mar de folhas usa as barbatanas ao longo do lado de sua cabeça que lhe permitam orientar e volta. No entanto, sua pele exterior é bastante rígida, limitando a mobilidade.
Os dragões do mar sofrem muitas ameaças, porque são capturados por colecionadores e usados em medicina alternativa. Eles são vulneráveis por que são nadadores lentos e não tem muita chance de escapar. Eles tornaram-se ameaçadas de extinção devido à poluição industrial e de escoamento, bem como a recolha fascinado por mergulhadores que estão fascinados pela sua aparência original. Em resposta a estes perigos que tenham sido oficialmente protegidas pelo Governo Federal da Austrália.
Ele é somente encontrado nas águas da Austrália, no litoral sul e no lado do ocidente, Antigamente pensava-se ser muito limitado no seu alcance, no entanto, a investigação ainda descobriu que o dragão do mar vai realmente viajar centenas de metros a partir do seu habitat, retornando ao mesmo local usando um forte senso de direção. Eles são encontrados principalmente em torno de grupos de areia em águas de até 50 metros de profundidade, escondendo-se entre rochas e vegetação marinha.

1 comentários:

nicosite disse...

obrigado, vai me ajudar muito!!!

Postar um comentário