terça-feira, 29 de junho de 2010

Macaco-narigudo


Os macacos machos desta espécie têm um grande nariz de onde veio seu nome, o nariz grande é usado para atrair as fêmeas, e podem atingir até 7 cm, as fêmeas também tem nariz grande em relação com os outro macacos porem não tão grande quanto os dos machos. O nariz também serve como um sinal de alerta, quando o animal fica agitado seu nariz se enche de sangue, fazer chamadas de alerta fica mais alto e mais intenso.
Os machos são muito maiores que as fêmeas, pesando até 24 kg e chegando a 72 cm de comprimento, com uma cauda de até 75 cm de comprimento. As fêmeas são de até 60 cm de comprimento, pesando até 12 kg Esta diferença grande dimorfismo sexual é maior do que em qualquer outro primata.
A cor do Macaco-narigudo é principalmente castanho-avermelhada, com membros acinzentados. Os filhotes narigudos Monkeys têm uma cara azul, pele escura e um nariz de tamanho relativamente normal ao nascer. À medida que envelhecem, as mudanças de coloração da pele e do nariz cresce. Os machos adultos têm um nariz grande e carnudo que pende sobre a boca, mas a fêmea Macaco-narigudo não tem um nariz tão grande, em comparação com o masculino.
O macaco-narigudo vive nas florestas de Bornéu baixa elevação dos manguezais, brejos e matas ciliares da planície. A maioria é encontrado no Parque Nacional Sentarum Danau . Vive em pequenos grupos de 10 a 32 animais. A participação no grupo é muito flexível, e os animais são conhecidos por mudar de grupo para grupo com bastante freqüência.
Também é um nadador eficiente, muitas vezes nadam de ilha para ilha, e foi apanhada por barcos de pesca em mar aberto a uma milha da costa. Enquanto o macaco usa uma postura ereta, com as fêmeas carregando bebês em seu quadril. Tropas foram filmadas continuar a andar eretos, em fila única, percorrendo as trilhas da floresta quando elas surgem na terra, o único mamífero não-humano, com exceção dos gibões e pango Lins gigantes, conhecidos por usar esta forma de locomoção para qualquer período de tempo.
O macaco narigudo geralmente vive em um harém, que compreende um macho adulto, várias fêmeas e seus filhotes.
Ele também tem uma grande barriga, resultado de sua dieta. Seu sistema digestivo é dividido em compartimentos, com bactérias que digerem celulose e neutralizam as toxinas de certas folhas. Isso permite que o macaco comer folhas e permanecem no dossel da floresta. O conteúdo de seu estômago pesa cerca de um quarto de todo o seu corpo. Um efeito colateral do sistema digestivo é o único que é incapaz de digerir a fruta madura. A dieta consiste principalmente de sementes, folhas, brotos de mangue e de frutos verdes.
Este macaco esta em ameaça de extinção então esta espécie esta protegida por lei na região de Bornéu, na Malásia, esta espécie está protegida por uma série de leis, incluindo: Protecção Wildlife Act (lei federal), Wildlife Protection Portaria 1998 (Capítulo 26) e Wildlife Conservation Promulgação de 1997 (Lei Estadual Sabah).

3 comentários:

Unknown disse...

Narigudo

Unknown disse...

Narigudo

Unknown disse...

gostei muito ajudo muito na pesquisa que estou fazendo sobre alguns animais

Postar um comentário