segunda-feira, 28 de junho de 2010

Toupeira de Nariz estrelado


A toupeira de nariz estrelado (Condylura cristata) é uma toupeira pequena, norte-americano encontrado em áreas molhadas baixo do leste do Canadá e o nordeste dos Estados Unidos, com registros de extensão ao longo da costa atlântica, na medida do extremo sudeste da Geórgia. É o único membro da tribo Condylurini e gênero Condylura.
Toupeiras de nariz estrelado são facilmente identificados pelos pares onze de rosa apêndices carnudos no seu focinho, que são utilizados como um órgão de contato com mais de 25.000 minutos receptores sensoriais, conhecido como órgãos Eimer.
A toupeira de nariz estrelado vive em áreas molhadas e come pequenos invertebrados, insetos aquáticos, vermes e moluscos. É um bom nadador e pode nadar ao longo do fundo dos córregos e lagoas. Tal como outras toupeiras, este animal escava túneis superfície rasa para o forrageamento. É dia e noite ativos e permanece ativa no inverno, quando foi observado um túnel através da neve e nadar em córregos cobertos de gelo. Pouco se sabe sobre o comportamento social da espécie, mas suspeita-se que é colonial.
A toupeira de nariz estrelado é coberta de pêlo castanho escuro grosso que repele a água e tem grande escala pés e uma cauda longa e espessa, que parece funcionar como uma reserva de armazenamento de gordura para a primavera. Adultos de 15 a 20 cm de comprimento, pesam cerca de 55 g, e tem 44 dentes. Característica mais marcante da toupeira é um círculo de 22 móveis, rosa, carnudos tentáculos no final do focinho, dos quais derivam seu nome. Estes são utilizados para identificar comida pelo tato, como minhocas, insetos e crustáceos.
A fêmea tem uma ninhada de normalmente 4 ou 5 filhotes no final da primavera ou início do verão. No entanto, as fêmeas são conhecidas por ter uma segunda ninhada sem seu primeiro êxito. Ao nascer, cada filhote é de cerca de 5 cm de comprimento, sem pêlos, e pesa cerca de 1,5 g. Seus olhos, ouvidos e todas as estrelas estão fechados, só abrir e se tornar útil de aproximadamente 14 dias após o nascimento. Eles se tornam independentes depois de cerca de 30 dias, e são totalmente maduros depois de 10 meses. Predadores incluem o falcão Vermelho-atado, gambás e várias mustelídeos, peixe grande, assim como os gatos domésticos.
Os tentáculos incrivelmente sensível nasal são cobertas com receptores tácteis conhecido como órgãos de Eimer. O nariz é de aproximadamente um centímetro de diâmetro, com aproximadamente 25.000 Eimer de órgãos distribuídos em 22 anexos. Órgãos Eimer foram descrita pela primeira vez na Europa em 1871 pelo zoólogo alemão Theodor Eimer. Outras espécies também possuem órgãos Eimer, embora eles não sejam tão numerosos quanto especializados ou na toupeira de nariz estrelado. Porque a toupeira de nariz estrelado é funcionalmente cego, que tinha sido há muito tempo suspeitavam que o focinho foi usado para detectar a atividade elétrica pras presas, embora haja pouca, ou nenhuma, suporte empírico para esta afirmação. Parece que a estrela nasal e dentes desta espécie são adaptados primariamente para explorar presas extremamente pequenas. Um relatório na revista Nature dá a este animal o título de mamífero mais rápido, em comer, tomar, em tão curtos quanto 120 milissegundos (média de 227 milissegundos) para identificar e consumir itens alimentares individuais. Seu cérebro decide na hora ultracurtos de 8 ms se uma presa é comestível ou não. Esta velocidade está no limite da velocidade de neurônios. Eles também possuem a capacidade de cheirar debaixo d'água. É feito por exalar bolhas de ar sobre os objetos ou trilhas perfume e inalando as bolhas para levar aromas de volta através do nariz.

5 comentários:

João Monteiro disse...

De que se alimentam estas toupeiras??

Anônimo disse...

o cara ja não disse bem no início do texto?
"A toupeira de nariz estrelado vive em áreas molhadas e come pequenos invertebrados, insetos aquáticos, vermes e moluscos"
té mais, pessoa. bem interessante o texto. Essas toupeiras tem tendência a serem bandidas em filmes infantis. Quem não entendeu assista o filme "FORÇA G"

Hospital Infaltil de Duque de Caxias disse...

Há outros filmes que também fazem as toupeiras mal feitoras, a nossa cultura é bem segregadora, tornando ruim aquilo que não conhece ou entende. Eu mesma achava que era um animal ruim apesar da minha idade, 48 anos, devido as informações parciais sobre este ser. Hoje penso que ele deva ter sua função no equilibrio natural do ecossistema o qual pertence.
Grata pelas informações que acima veiculou.

Unknown disse...

Muito interessante,gostei!

Unknown disse...

Muito bom! Agora eu sou menos ignorante em relação à toupeiras.

Postar um comentário