domingo, 20 de junho de 2010

Pirâmides de Gizé


As pirâmimes de Gizé foram construidas para os faráos da época, a maior delas tem 160 metros de altura,ha 2550 a.c. feita para o rei Kufu.
As pirâmides para quem não sabe são construidas como tumbas para os nobres com a crença que a alma deles fossem guiadas pelo Amon Rá atravez do nilo. Para os egípcios a piramide representava os raios do sol e todas foram construidas na margem oeste do nilo acreditando que seus reis enterrados lá fossem se juntar ao Rei sol.
um pouco sobre o rei Kufu e sua pirâmide: segundo as lendas Kufu era um rei tirano que se aproveitava de seu povo,que acreditavam que trabalhar na construção de uma piramide era uma honra e um dever religioso. As pirâmides eram construidas durante os meses de inundação do nilo que era a época que não havia trabalho a ser feito nas fazendas.
Curiosidade: As pessoas que trabalhavam nas piramides eram pagas com cerveja.
Foram usados mais de 30.000 trabalhadores por mais de 20 anos, e foram usados cerca de 2.000.000 blocos de pedra pesando cada em média 2 toneladas. Para facilitar a construção provavelmente eles usavam trenós de madeira e o arrastanco sobre uma rampa, enquanto a pirâmide ficava maior a rampa tambem ficava para igualar o nivel de inclinação, outra teoria é que u rampa seria em formato espiral que envolveria a pirâmide.
A pirâmide tem 3 câmaras, Kufu foi enterrado na "Câmara do rei", onde seu sarcófogo ainda não foi encontrado. A pirâmide foi roubada a alguns séculos pelo ladrões de pirâmides assim como as outras.

Pirâmide de Quéfen: A pirâmide de Quéfen mede 143 metros de altura, Quéfen é o irmão de Kufu, e reinou entre 2520 e 2494 a.C, e é dono da 2ª maior pirâmide do Egito.
curiosidade: perto da pirâmide havia um conjunto rochoso onde foi reaproveitado para fazer a esfinge que representa o faraó em seu trono.
A pirâmide tem duas entradas, cada uma com cerca de 12 metros, da entrada superior encontra-se um corredor inclinado, baixo e estreito, que desce pela estrutura da pirâmide até penetrar na rocha, tornando-se então horizontal seguindo até o centro do monumento onde se encontra uma câmara funerária. A seção inclinada e parte da horizontal foi recoberta de granito vermelho.

Pirâmide de Menkauré: Menkauré é filho de Quéfen que teve seu reinado de 2514 e 2486 a.C.
Seu reinado é bem desconhecido, segundo o historiador Heródoto ele foi um rei justo que mandou reabrir os santuarios, porerm essa tese é meio duvidosa.
sua pirâmide é a menor das três porem foi feita com granito de Assuão, material mais nobre do que as primeiras.
curiosidade: Seu sarcófago foi encontrado na idade moderna e foi enviado para Londres, porém o barco que ele estava naufragou perto da costa de Portugal.
Curiosidade: essas piramides são as unicas maravilhas do mundo antigo ainda existentes

3 comentários:

Unknown disse...

legaal o textoo =)'

EFERSON RUI - DUPLO DIAMANTE TNI disse...

Sou artísta plástico e um admirador de pirâmides. Por motivos que desconheço, minhas obras de artes tendem sempre para esse lado. Parabéns pela matéria.
EDMOND
www.edmondcezar-livros.blogspot.com

BETE OLIVEIRA/NAMASTE disse...

lindo!!!

Postar um comentário